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CEO Influencer: um movimento sem volta

Numa época do ano em que é muito comum nos depararmos com análises de tendências para o ano seguinte, divido com vocês minha percepção sobre um movimento que já vem acontecendo e deve se intensificar nos próximos anos: trata-se do CEO Influencer. Leia-se Executivos Influenciadores para além do CEO.

A inserção de executivos como creators (criadores/produtores de conteúdo) está mexendo com as estratégias de comunicação no mundo corporativo. Se as empresas sempre investiram pesado na contratação de garotos-propaganda e, mais recentemente, em influenciadores digitais, por que não explorar também o poder de influência dos seus líderes?

O raciocínio é simples: pessoas gostam de pessoas e, por isso, confiam mais em marcas pessoais do que em marcas corporativas. E isso está impactando o comportamento de consumo em todo o mundo.

No Brasil, por exemplo, 3 em cada 4 brasileiros afirmam seguir influenciadores nas redes sociais; e cerca de 60% dizem já terem comprado algo por indicação de um influenciador digital. É o chamado “marketing de influência”, que vem descobrindo a potência dos executivos e até mesmo de outros colaboradores como influenciadores orgânicos.

No caso de executivos, esse movimento vai se intensificar em função de uma realidade do nosso tempo: pessoas buscam cada vez mais uma identificação orgânica e genuína com as marcas para aderir aos seus produtos e serviços. Obviamente, aqueles que estão à frente de uma empresa têm um potencial incrível em estabelecer essa relação de proximidade com o mercado (colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros) e assim transferir prestígio e credibilidade para o negócio.

Um CEO Influencer (e demais executivos) gera inúmeros benefícios para a empresa e também para a carreira do próprio profissional, inclusive quando este não é proprietário do negócio e transforma sua presença digital no seu principal cartão de visita.

BENEFÍCIOS DO CEO INFLUENCER PARA E EMPRESA:

  • Desperta curiosidade e interesse da audiência
  • Gera conexão e humaniza o negócio
  • Cria proximidade e confiança com o público
  • Reforça a cultura e os valores da marca
  • Transfere credibilidade e prestígio para a empresa
  • Fortalece o posicionamento e a reputação da marca
  • Ajuda na prevenção e gestão a possíveis crises de imagem.

BENEFÍCIOS DO EXECUTIVO INFLUENCIADOR PARA SUA CARREIRA:

  • Constrói autoridade profissional
  • Melhora e aumenta a percepção do seu valor no mercado
  • Fortalece seu posicionamento e reputação
  • Amplia suas relações pessoais e profissionais
  • Cria novas oportunidades na sua carreira

Ao compartilhar alguns benefícios do CEO Influencer, seria irresponsável de minha parte não chamar atenção para algo importantíssimo: os efeitos colaterais que essa exposição pode causar.

É preciso considerar a cultura, o contexto/mercado e os objetivos da empresa, pois alguns segmentos são mais sensíveis a esse tipo de estratégia. Além disso, deve-se levar em consideração a personalidade, o comportamento e demais características do executivo. Há inúmeros casos já conhecidos de CEOs que são verdadeiras fábricas de crises de imagem para seus negócios, a ponto de suas atitudes e posicionamentos gerarem cancelamentos irreversíveis para a marca e seus produtos. Nestes casos, melhor nem aparecer. 

Mas, olhando para a parte cheia do copo, entendo que a figura dos executivos influenciadores é um movimento sem volta. Isso não significa padronizá-los, muito menos construir personagens. Nem sempre o CEO deve tornar-se um creator, com uma rotina insana de produção de conteúdo. Eu diria que estes casos são minoria. 

O termo “influenciador” não precisa ser levado ao pé da letra, pois a intensidade com que ocorre a exposição do executivo pode (e deve) ser dosada conforme o caso. 

Minha posição é que todo executivo, especialmente o CEO de uma companhia, faça da sua rede social digital um bom cartão de visita para si e para o negócio que representa. Que pelo menos tenha uma presença digital coerente com o cargo que ocupa, refletindo seu momento profissional como principal porta-voz do negócio que ele vive e dirige. 

É essa presença digital que irá garantir uma conexão mais próxima, confiável e orgânica com o mercado, gerando ganhos tanto para a empresa quanto para a sua marca pessoal no futuro.

Posicione-se como uma marca. Comunique-se em alta performance.

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