Numa época do ano em que é muito comum nos depararmos com análises de tendências para o ano seguinte, divido com vocês minha percepção sobre um movimento que já vem acontecendo e deve se intensificar nos próximos anos: trata-se do CEO Influencer. Leia-se Executivos Influenciadores para além do CEO.
A inserção de executivos como creators (criadores/produtores de conteúdo) está mexendo com as estratégias de comunicação no mundo corporativo. Se as empresas sempre investiram pesado na contratação de garotos-propaganda e, mais recentemente, em influenciadores digitais, por que não explorar também o poder de influência dos seus líderes?
O raciocínio é simples: pessoas gostam de pessoas e, por isso, confiam mais em marcas pessoais do que em marcas corporativas. E isso está impactando o comportamento de consumo em todo o mundo.
No Brasil, por exemplo, 3 em cada 4 brasileiros afirmam seguir influenciadores nas redes sociais; e cerca de 60% dizem já terem comprado algo por indicação de um influenciador digital. É o chamado “marketing de influência”, que vem descobrindo a potência dos executivos e até mesmo de outros colaboradores como influenciadores orgânicos.
No caso de executivos, esse movimento vai se intensificar em função de uma realidade do nosso tempo: pessoas buscam cada vez mais uma identificação orgânica e genuína com as marcas para aderir aos seus produtos e serviços. Obviamente, aqueles que estão à frente de uma empresa têm um potencial incrível em estabelecer essa relação de proximidade com o mercado (colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros) e assim transferir prestígio e credibilidade para o negócio.
Um CEO Influencer (e demais executivos) gera inúmeros benefícios para a empresa e também para a carreira do próprio profissional, inclusive quando este não é proprietário do negócio e transforma sua presença digital no seu principal cartão de visita.
BENEFÍCIOS DO CEO INFLUENCER PARA E EMPRESA:
- Desperta curiosidade e interesse da audiência
- Gera conexão e humaniza o negócio
- Cria proximidade e confiança com o público
- Reforça a cultura e os valores da marca
- Transfere credibilidade e prestígio para a empresa
- Fortalece o posicionamento e a reputação da marca
- Ajuda na prevenção e gestão a possíveis crises de imagem.
BENEFÍCIOS DO EXECUTIVO INFLUENCIADOR PARA SUA CARREIRA:
- Constrói autoridade profissional
- Melhora e aumenta a percepção do seu valor no mercado
- Fortalece seu posicionamento e reputação
- Amplia suas relações pessoais e profissionais
- Cria novas oportunidades na sua carreira
Ao compartilhar alguns benefícios do CEO Influencer, seria irresponsável de minha parte não chamar atenção para algo importantíssimo: os efeitos colaterais que essa exposição pode causar.
É preciso considerar a cultura, o contexto/mercado e os objetivos da empresa, pois alguns segmentos são mais sensíveis a esse tipo de estratégia. Além disso, deve-se levar em consideração a personalidade, o comportamento e demais características do executivo. Há inúmeros casos já conhecidos de CEOs que são verdadeiras fábricas de crises de imagem para seus negócios, a ponto de suas atitudes e posicionamentos gerarem cancelamentos irreversíveis para a marca e seus produtos. Nestes casos, melhor nem aparecer.
Mas, olhando para a parte cheia do copo, entendo que a figura dos executivos influenciadores é um movimento sem volta. Isso não significa padronizá-los, muito menos construir personagens. Nem sempre o CEO deve tornar-se um creator, com uma rotina insana de produção de conteúdo. Eu diria que estes casos são minoria.
O termo “influenciador” não precisa ser levado ao pé da letra, pois a intensidade com que ocorre a exposição do executivo pode (e deve) ser dosada conforme o caso.
Minha posição é que todo executivo, especialmente o CEO de uma companhia, faça da sua rede social digital um bom cartão de visita para si e para o negócio que representa. Que pelo menos tenha uma presença digital coerente com o cargo que ocupa, refletindo seu momento profissional como principal porta-voz do negócio que ele vive e dirige.
É essa presença digital que irá garantir uma conexão mais próxima, confiável e orgânica com o mercado, gerando ganhos tanto para a empresa quanto para a sua marca pessoal no futuro.