Você já deve ter ouvido esse conhecido provérbio: “há três coisas que não voltam atrás: a flecha lançada; a PALAVRA PRONUNCIADA; e a oportunidade perdida.”
Não é à toa que a comunicação é uma habilidade altamente requerida no mercado de trabalho. É a comunicação assertiva que garante boa parte da fluidez das relações em uma organização; da efetividade das operações; e do desempenho de quem ocupa funções de liderança.
Comunicar-se é, antes de tudo, exercer uma escuta ativa e ter clareza sobre a intencionalidade da sua fala, qual a necessidade e os efeitos que ela pode provocar no outro. É a chamada comunicação não-violenta.
Separamos 3 dicas para orientar sua fala no ambiente organizacional, seja com seus colegas ou mesmo com a equipe que você lidera:
O QUE FALAR
Organize a sua fala. Em reuniões e outras interações com a equipe, planeje o que falar com antecedência. Se a conversa for tensa, procure ouvir com atenção e usar com cuidado suas palavras ao contra-argumentar.
COMO FALAR
Seu tom de voz e seu corpo são tão expressivos quanto as próprias palavras usadas. Tenha cuidado com a forma que você faz a entonação; a gesticulação dos braços; e a expressão facial.
QUANDO FALAR
Boa parte dos ruídos de comunicação ocorrem porque o momento ou o local da conversa não é propício. Procure criar um ambiente e um clima favoráveis, conforme o assunto da conversa.
Gostou das nossas dicas?
Que tal aprimorar estas e outras habilidades de comunicação na sua equipe?
Conheça nossos treinamentos in company.