SUA FALA EM TRÊS ATOS
Você já assistiu a palestras e outras apresentações confusas? Sabe aquelas falas em que o orador demonstra não ter clareza ou mesmo o controle sobre a narrativa? E você, como conduz sua performance ao falar em reuniões, eventos ou gravar vídeos?
Um dos “segredos” dos grandes oradores é aplicar a chamada REGRA DOS TRÊS. É simples: ao planejar e organizar o conteúdo de uma apresentação, divida sua narrativa em três partes.
Estudos científicos indicam que a mente humana só é capaz de lembrar de 3 a 7 itens em um curto prazo ou na sua memória recente.
Além disso, as pessoas pensam em padrões, e três é o menor número de unidades que pode estabelecer um padrão ou progressão. Várias áreas do conhecimento utilizam narrativas em três atos, mesmo numa simples frase.
É o caso do diretor de cinema que diz: “luz, câmera, ação”; do velocista que ouve: “em suas marcas, preparar, já”. É aquela simples técnica de redação que você aprendeu com a sua professora de escola: “introdução, desenvolvimento e conclusão”.
Pense sempre: ninguém tem a capacidade de memorizar 20 ou 30 benefícios de um produto, por exemplo. Mas se você falar nos três principais, sua mensagem será muito mais efetiva.
Ou seja, a estrutura da sua história em três atos a tornará muito mais simples e persuasiva, aumentando a probabilidade de levar o público à ação.