Falar em público é um dos principais medos da humanidade.
Ou podemos dizer que é o medo de FALHAR EM PÚBLICO. É o que demonstram as três principais motivações que geram esse sentimento:
1. O JULGAMENTO ALHEIO
O ser humano precisa de apenas poucos segundos para julgar o outro sem que ele tenha começado a falar. Por isso, quando você está diante de uma audiência, sente-se mais vulnerável a conclusões alheias. Há preocupação com o que o outro pensa a seu respeito, mas também com o que está em jogo naquele momento, como uma vaga de emprego ou a aprovação de um projeto.
2. O NÃO PERTENCIMENTO
Dentre as várias necessidades humanas, também está a necessidade de pertencimento social, ou seja, de ser compreendido e aceito por um determinado grupo. Por isso, a possibilidade do seu desempenho não ser reconhecido e aprovado pela audiência, provoca tensão e nervosismo.
3. O DESCONHECIDO
Apresentar-se para um público desconhecido gera desconforto, uma vez que as reações serão imprevisíveis em relação a audiências que você já conhece. Portanto, essa sensação de maior vulnerabilidade pode provocar insegurança ou ansiedade no orador.
O QUE FAZER???
Para reduzir essas vulnerabilidades e o medo de falhar em público, é importante que você desenvolva técnicas de comunicação pessoal e oratória. Faça cursos e treinamentos, mas principalmente, crie oportunidades no seu ambiente profissional para falar em público. Somente com muita prática você vai administrar e enfrentar melhor esses sentimentos que causam o medo de falar/falhar em público.