Como você conduz a apresentação de um projeto? Uma reunião? Ou uma palestra?
Você já ouviu falar em storytelling?
São técnicas narrativas para transmitir uma mensagem de forma memorável, desenvolvendo uma conexão emocional e conduzindo seu interlocutor a um objetivo.
O storytelling sempre foi muito usual em áreas que têm na contação de histórias sua essência, como a Literatura e as Artes. Livros, teatro, cinema e a teledramaturgia são alguns dos exemplos.
Com o tempo, o storytelling foi sendo incorporado em áreas como a Comunicação e a Publicidade, que passaram a produzir conteúdos usando técnicas de contação de histórias para atrair a atenção e engajar o público com maior efetividade.
Mas, e o que isso tem a ver com você que atua no mundo corporativo?
No mundo corporativo, cresce a necessidade dos profissionais aplicarem essas técnicas na sua comunicação pessoal em reuniões, palestras e apresentações envolvendo o contexto do seu negócio. Isso porque o storytelling ajuda a transformar simples informações em uma narrativa que marca e gera maior valor ao profissional e à sua marca.
Neste post, compartilhamos 4 etapas fundamentais do storytelling para tornar suas apresentações mais atrativas.
E você, como tem se apresentado? Como tem apresentado seus projetos, produtos e serviços? Que história você está “vendendo” para as pessoas?
Vamos conversar?