Saiba como planejar sua fala para uma palestra-min

Saiba como planejar sua fala para uma palestra

Você evoluiu, se qualificou, o mercado reconheceu a sua trajetória e você foi convidado para dar uma palestra. É normal não estar preparado para este momento e, até mesmo, entrar em pânico ao pensar nessa possibilidade.

Entre as dúvidas que surgem, estão: “Como saber sobre o que devo falar?”; “O que eu gostaria que as pessoas que estarão presentes nesse momento sentissem?”; e, ainda, “Com quem vou me comunicar nessa oportunidade?”.

Tudo isso tem resposta e, mesmo sem uma “experiência de palco”, com algumas dicas, você pode se sair muito bem e – quem sabe – desenvolver ainda mais seu potencial para dar palestras.

Vamos às dicas?

Conheça seu público

Parece uma frase bem batida, mas precisa ser lembrada. Afinal, quem quer se comunicar com todo mundo acaba não se comunicando com ninguém.

Assim, antecipadamente, busque saber mais sobre quem estará presente na sua palestra, começando por informações mais práticas, como gênero, idade e nível sociocultural. Também fique atento a fatores como o conhecimento do público sobre o tema que você vai abordar, qual a linha de pensamento que a grande maioria tem e, principalmente, quais as expectativas que as pessoas possuem sobre o tema e sobre a sua fala.

Não esqueça de se informar também sobre o espaço físico onde acontecerá sua fala.

Defina o conceito-chave

É natural que, ao fazer sua primeira palestra, você queira aproveitar a oportunidade e, assim, tente abordar o máximo possível de informações sobre o tema. No entanto, na prática, esse pode não ser o melhor caminho.

Para evitar isso, defina, inicialmente, um conceito-chave para a sua fala. Este será o principal pilar da sua palestra; o cerne de toda informação que você trará.

Além de manter o foco da sua fala, ter esse termo/conceito definido permite que você faça conexões que vão envolver seu público.

Leia também: Cinco habilidades de um líder comunicador

Tenha clareza sobre o sentimento que você quer transmitir

Você deve imaginar que grande parte dos palestrantes desejam que seus públicos se sintam alegres ao participar de uma palestra, certo? Nem sempre!

Uma fala em público nada mais é do que o ato de “contar uma história”. Assim, cada momento da palestra pode evocar um sentimento diferente da plateia.

Você não pode prever, com 100% de certeza, que o público reagirá como você pensou, mas pode identificar alguns momentos em que você busca uma determinada reação das pessoas. E, esse é um bom termômetro para entender se sua fala está se conectando com o público!

Elabore um roteiro

Não busque decorar sua fala: isso pode tirar toda personalização e te deixar ainda mais ansioso. Em vez disso, faça um roteiro com início, meio e fim do tema que você vai falar.

Essa linha de raciocínio vai guiar sua fala, trazendo direcionamento, mas não “engessará” sua postura.

Defina argumentos

Após desenvolver o roteiro de sua fala, busque argumentos e informações para cada etapa, que vão ser o “centro” da sua palestra em seus respectivos momentos. Além disso, também procure dar destaque para dados e números, bem como siglas, que darão ênfase na sua voz e nos seus gestos.

Com esses itens em mente, torna-se mais fácil personalizar sua fala para que você se sinta mais confiante e confortável.

Posicione-se como uma marca. Comunique-se em alta performance.

Contato

contato@previumarca.com.br

(49) 9 9941-6866

R. Condá, 1392 – D - Universitário, Chapecó - SC, 89812-201

© 2023 Previu Marca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Morgana.