Marca pessoal virtualA Lu do Magalu, é capa-min

Marca pessoal virtual? A Lu, do Magalu, é capa!

Em 2003, o Magazine Luiza criou uma personagem virtual chamada Tia Luiza. O objetivo foi humanizar a experiência de compra no e-commerce. Mais tarde, em 2009, a personagem ganhou um novo nome: Lu, do Magalu. Mais que isso, tornou-se a “cara” da marca nas redes sociais. Nada de logotipo. E por trás de cada ação, storytelling, narrativa, boas histórias. Pronto! Lu conquistou fãs e tornou-se influenciadora digital. A sensação é que você está conectado a uma pessoa, e não a uma empresa.

Agora a Lu virou capa da Vogue. Pela primeira vez, uma influenciadora virtual brasileira é capa de uma revista. A ação faz parte de uma ação da marca com a plataforma Nordestesse, que reúne produção autoral e artesanal no segmento de moda de 18 marcas nordestinas que agora serão comercializadas no App da varejista.

Não é novidade que perfis pessoais geram maior engajamento e credibilidade em relação a perfis corporativos. Pesquisas demonstram. A questão é que o Magazine Luiza entendeu isso há muito mais tempo. E soube conduzir o projeto com maestria.

Eu sei, é estranho. Como pode uma personagem virtual ser tratada como uma pessoa? Seria uma marca pessoal? Alguém que, fisicamente, não existe! Como pode?

Mas, me diga uma coisa: você passou a vida toda consumindo Batman, Homem-Aranha, Mulher Maravilha e tantos outros super-heróis e heroínas. Afinal, eles realmente existem?

O que muda agora é o contexto e as formas, mas a criação de personagens para gerar histórias e conexão com o público não é algo novo. No caso do Magalu, pode-se dizer que a estratégia da empresa em aliar-se à força das marcas pessoais (neste caso, virtual), está provocando rupturas e fazendo história no e-commerce – com impacto sobre outros segmentos do grupo liderado por outra grande marca pessoal, mas não virtual – Luiza Trajano.

E aí, alguma dúvida sobre a força das marcas pessoais?

Sejam elas humanas, virtuais ou híbridas, as marcas pessoais geram conexão como nenhuma outra.

Posicione-se como uma marca. Comunique-se em alta performance.

Contato

contato@previumarca.com.br

(49) 9 9941-6866

R. Condá, 1392 – D - Universitário, Chapecó - SC, 89812-201

© 2023 Previu Marca. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Morgana.