É crescente o impacto que a opinião pública exerce sobre o posicionamento e a imagem das marcas. Questões sociais e políticas que em muitos casos nem estão relacionadas diretamente às atividades-fim do negócio, são cada vez mais valorizadas pelo consumidor e devem estar no radar das marcas, sob pena delas serem canceladas ou boicotadas.
Uma recente pesquisa realizada pela MindMiners revela três principais motivos para o consumidor brasileiro já ter cancelado marcas:
- 40% porque não concordou, em algum momento, com o comportamento ou posicionamento de um ou mais influenciadores da marca;
- 37% pela marca ter adotado um posicionamento falso, que não é sustentado pelas suas ações gerais;
- 32% pela marca não ter correspondido às suas expectativas como consumidor de alguma forma.
Os dados evidenciam a importância das marcas terem cuidado ao eleger seus embaixadores, incluindo a preocupação com a exposição pública de CEOs e demais líderes que falam em nome da marca; a necessidade das campanhas de marketing de causa estarem associadas a ações concretas e autênticas; e a necessidade da marca em proporcionar experiências que correspondam e surpreendam o consumidor.
Resumindo: a imagem e a reputação de uma marca é seu maior ativo.